Agrupamento

Somos o Agrupamento 1329 de Sobrado, cuja fundação ocorreu no dia 1 de Dezembro de 2008. Aquando deste acontecimento o efectivo contava com cinco dirigentes investidos, catorze lobitos e catorze exploradores. Entretanto a nossa família escutista foi crescendo e actualmente contamos com onze Dirigentes, vinte e quatro lobitos e vinte e cinco exploradores. Depois de termos vivido como mística o nosso patrono Santo André, S. Paulo e no último ano iniciamos a vivência dos quatro elementos, tendo sido destacados a Terra e a Água. Nesta sequência, no presente ano, vamos experimentar o Ar e o Fogo, sob o lema:

“Coragem!... Levanta-te, Ele Chama!...

A nossa missão tem por base o Projecto Educativo do Corpo Nacional de Escutas. Este traduz-se num conjunto de objectivos e métodos, traduzidos em oportunidades que contribuem para a construção de um percurso de desenvolvimento pessoal das crianças e jovens, sendo simultaneamente uno e plural. Uno, pois suporta uma pedagogia educativa para as crianças e jovens, consubstanciando o método escutista criado por Lord Baden-Powell of Gilwell; plural porque é composto por projectos que se complementam sequencialmente, os de cada secção.
Esta abordagem educativa, considera o desenvolvimento de todos os aspectos da personalidade das crianças e jovens, englobando todas as dimensões da personalidade humana e perspectivando-os nas seis áreas de desenvolvimento pessoal: Afectiva, Social, Intelectual, Física, Carácter e Espiritual.
Baden – Powell, nosso fundador, diz: “Diante de cada Homem, abrem‑se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço. Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem o direito de se chamar homem. Mas se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real – cheia de Felicidade”.
Na pista em que a vida se torna para quem se quer fazer Escuteiro, há sinais de orientação. São os princípios que norteiam o caminhar e os valores a respeitar. É este o sentido da Lei do Lobito e do Escuteiro, bem como das máximas e princípios. Não são restrições ou impedimentos à liberdade, mas ideais a atingir livremente por cada um de nós e por todos em conjunto.
O CNE pretende ajudar os jovens a terem consciência do SER, a serem detentores do SABER e a estarem preparados para AGIR, para que com o SER, SABER e AGIR se tornem homens e mulheres responsáveis e membros activos de comunidades, na construção de um mundo melhor!...

Se sentes vontade de conhecer e fazer parte deste movimento contacta a Direcção.

ATREVE-TE!...